Prevenir é o melhor remédio
Por quê foi escolhido o mês de novembro? Qual a relação das serpentes com o câncer de próstata?Para ver a publicação clique na imagem.
"Herpeto" de Herpetologia (gr. herpetón+gr lógos+ia - ramo da Zoologia que estuda os répteis e anfíbios) e "Cerrado" bioma brasileiro
Todo conteúdo publicado pela Herpeto Cerrado é produzido voluntariamente e criado por pessoas que, por vezes, não têm o domínio de alguns aplicativos ou de edição de imagens. Isso faz com que o processo seja um pouco mais demorado e que os conteúdos se acumulem. Além disso, ainda não temos uma identidade visual definida.
Para solucionar tais problemas e outros que por ventura venham a surgir, estamos abrindo vagas para que pessoas possam contribuir com seu tempo e seus talentos, DE MANEIRA VOLUNTÁRIA.
Se você tiver interesse e condições, entre em contato!
#herpetocerrado #cerrado #serpente #serpentes #cobra #cobras #savanna #braziliansavanna #uberlandia #udi #snake #snakes #herpetologia #herpetology #herpetologylove #savethesnakes #coralsnake #comic #comics #comicbook #comicbooks #tirinha #quadrinhos #gibi #cobraboaehcobraviva #snakebite #SaveTheSnakes
Hoje, 19 de setembro, é comemorado o "Dia internacional de atenção aos acidentes ofídicos".
A data, criada por uma coalizão de organizações que trabalham em prol da saúde global e da medicina tropical (BRASIL, 2022), visa aumentar a conscientização sobre o enorme (mas ainda pouco reconhecido) impacto mundial das picadas de serpentes.
A Organização das Nações Unidas - ONU, por meio da Organização Mundial de Saúde - OMS (@who), estabeleceu os acidentes ofídicos como uma doença tropical negligenciada por vários motivos: dificuldade de acesso e eficácia dos soros, subnotificação, qualidade das informações sobre óbitos e outros.
Segundo a OMS (2022), "de 4,5 a 5,4 milhões de pessoas são picadas por serpentes anualmente: destes, 1,8-2,7 milhões desenvolvem doenças clínicas e 81.000 a 138.000 morrem de complicações".
No Brasil (BRASIL, 2021), a média das ocorrências de acidentes ofídicos nos últimos anos é, aproximadamente, de 28 mil notificações/ano e 116 óbitos/ano.
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:
BRASIL. Ministério da Saúde. (2021). Doenças tropicais negligenciadas. Boletim epidemiológico, Brasília, número especial. Mar, 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. (2022). 19/9 – Dia Internacional de Atenção aos Acidentes Ofídicos. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/19-9-dia-internacional-de-atencao-aos-acidentes-ofidicos/. Data de acesso: 19/09/2022.
WORLD HEALTH ORGANIZATION - WHO. (2020). Control of neglected tropical diseases (2020). Genebra: WHO. Disponível em: http://www.who.int/neglected_diseases/diseases/en/. Data de acesso: 14/01/2020.
WORLD HEALTH ORGANIZATION - WHO. (2022). Snakebite envenoming. Disponível em: https://www.who.int/health-topics/snakebite#tab=tab_1. Data de acesso: 19/09/2022.
A Herpeto Cerrado surgiu da necessidade de preservação das serpentes na cidade de Uberlândia. Ela iniciou suas atividades de maneira espontâ...